quinta-feira, 31 de maio de 2012

PES 2013 Aposta em Atletas Reais para Recuperar Fãs


Konami mapeou face e estilo de jogadores no recurso 'Player ID' do game.
Com isso, Neymar terá seu estilo de corrida e dribles, diz executivo.



Na tentativa de tentar virar o jogo após tomar goleadas da série "Fifa Soccer", da Electronic Arts, nos últimos anos, a Konami faz ajustes e pequenas mudanças na sua série de futebol, "Pro Evolution Soccer" ("PES" ou "Winning Eleven" para os jogadores mais velhos) para deixá-la mais real e tentar superar o concorrente. E é com "Pro Evolution Soccer 2013" que a produtora japonesa quer voltar a disputar o título de melhor game de futebol do mercado.
O investimento e a manutenção da narração em português - com Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting -, das licenças da Copa Libertadores da América e da Champions League (Copa dos Campeoões da Europa) mostrou-se suficiente para que os fãs continuassem jogando a franquia, a mais popular entre os fãs de futebol virtual no país.

 Jogadores 'de verdade'

Para deixar as partidas mais reais, principalmente ao jogar com times que possuem atletas conhecidos como o Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Kaká, o Bayern de Munique de Robben, e até o Santos de Neymar, a Konami mapeou estes atletas e outros conhecidos no mundo para criar o recurso Player ID. "Os principais atletas tiveram seus rostos e estilos mapeados com o objetivo de, no jogo, eles ficarem o mais próximo de suas versões reais", conta Blair. "Fizemos novas animações e movimentos para este recurso".

Pegando Ronaldo como exemplo, em "PES 2013", a versão virtual do jogador terá todos os seus "jeitinhos", desde sua forma de correr até os movimentos que ele faz na preparação para cobrar uma falta ou pênalti. Neymar, por exemplo, terá a corrida e seus dribles retratados na partida. "Neymar dribla e se movimenta diferentemente dos outros atletas e é isso que queremos colocar dentro do game", afirma o executivo.

O brasileiro Kaká e Robben são outros exemplos de jogadores que estão no Player ID. Os dois correm rapidamente de maneira distinta, mas sem perder o domínio da bola. A Konami acredita que ter atletas mais parecidos com suas versões reais tornará as partidas e os torneios mais divertidos e empolgantes. "Queremos que o gamer olhe para o atleta e, sem olhar para o rosto e o número da camisa, ele já saiba quem ele é".


Passes mais livres

Antigamente na série "PES", ao pressionar para o botão de passe, a bola ia para o jogador que estava na direção indicada, sem dar muita liberdade para o jogador controlar o movimento. Nos últimos anos, este quesito foi mudado, e, em "PES 2013", será possível passar a chutar a bola para todas as direções.
"A força e a direção da bola serão definidas pelo jogador. Isso fez com que o jogo ficasse mais difícil, mas, quando se 'pega o jeito', as partidas se tornam mais dinâmicas", explica Blair. Ele afirma que atetas de alto nível poderão fazer passes precisos em direção ao gol, deixando o atacante de frente para o goleiro. Será possível também colocar efeito nestes passes.
O mesmo vale para o controle dos chutes ao gol, que estão mais realistas. A bola pode pegar efeito ao ser "batida" de chapa (com o lado de dentro do pé), dificultando o trabalho dos goleiros.
Um movimento incluso nesta versão, segundo Blair, permite que o jogador que recebe a bola execute um movimento - que varia de acordo com o atleta virtual - que pode dar continuidade à jogada ou se proteger de um marcador. "É um primeiro toque ao receber a bola que pode determinar o rumo do ataque. O jogador dá um toque na bola que o tira da marcação e consegue avançar ao gol".

Goleiros inteligentes

Uma das maiores reclamações dos fãs de "PES" era que os goleiros agiam de forma estranha na versão do jogo lançada no ano passado. "Eles tinha iniciativas erradas, não é?", disse Blair. "Refizemos toda a inteligência artificial dos goleiros e, agora, eles não vão mais sair para pegar a bola quando, na realidade, devem ficar mais próximos do gol. Mudar isso é algo que nos preocupamos muito".
O recurso faz parte do "Pro Active AI", que faz com que os atletas do time do jogador realmente entendam a jogada que está sendo criada, se movimentando conforme a necessidade. Assim, dificilmente um atleta ficará sozinho no ataque esperando um companheiro chegar para dar o apoio.


Assista tambem o trailer do jogo com Cristiano Ronaldo, como garoto propaganda:



Deseja ver mais imagens do game?
Acesse AQUI

Veja tambem nosso post falando sobre FIFA 13.

Por: @Allisonbonete

Nenhum comentário:

Postar um comentário